Palestras nas escolas marcam a Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil (Sempdec) da Prefeitura de Vila Velha está promovendo uma série de ações em alusão à Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil. A semana, celebrada em conjunto com a Defesa Civil Estadual, visa fortalecer a conscientização sobre a prevenção e mitigação de desastres naturais, além de preparar a população e os órgãos municipais para uma resposta eficiente diante de situações de emergência.
O projeto “Defesa Civil na Escola” faz parte das ações programadas para esta semana. Como parte do esforço de educação e prevenção, os agentes de proteção e defesa civil estão conversando com alunos de três escolas municipais. O primeiro encontro aconteceu na terça-feira (12) na Umef Doutor Tuffy Nader, na Barra do Jucu; e os outros dois serão na Umef Giovani Cavaliere, em Ataíde, nesta quinta-feira (14), das 8 às 11 horas; e Umef Dijayro Gonçalves Lima, em Barramares, na sexta-feira (15), no mesmo horário.
“Essas palestras têm como objetivo ensinar os alunos sobre o papel da Defesa Civil e como eles devem se prevenir em situações de risco de desastres, além de promover a conscientização ambiental. Intensificamos esse projeto nesta semana, mas ele funciona durante todo o ano levando informação às crianças e aos adolescentes, principalmente, os que moram em áreas de risco de desastres”, ressalta o Secretário da Sempdec, Coronel Marcelo D’Isep.
O município de Vila Velha tem o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMPDEC), no qual a Defesa Civil Municipal articula e coordena um conjunto de ações preventivas, de preparação e de resposta, destinadas a evitar ou minimizar os danos causados por desastres naturais. Além da Defesa Civil, outras secretarias da Prefeitura de Vila Velha compõem o Comitê Municipal de Proteção e Defesa Civil responsável pela elaboração do plano.
E durante a Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil serão realizadas reuniões de alinhamento com os pontos focais das Secretarias, como aconteceu na última segunda-feira (11). Segundo o Coronel Marcelo D’Isep esse encontro teve como objetivo orientar e preparar os responsáveis pelas diversas áreas envolvidas no processo de resposta a desastres.
Para encerrar a Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil, haverá outras ações até sábado. Importante ressaltar que as atividades da Sempdec se estendem ao longo do ano, com foco na prevenção, resposta rápida e monitoramento das áreas de risco.
Texto: Rubia Medina Foto: Assessoria