Sistema Semafórico Inteligente

Sistema Semafórico Inteligente

Saiba Mais

01/12/2025
Author avatar
Prefeitura de Vila Velha

Sistema Semafórico Inteligente de Vila Velha concorre a prêmio nacional

 

A Prefeitura de Vila Velha é finalista do Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal - Edição 2025. O município está concorrendo com outras três cidades no eixo temático “Infraestrutura” com o  projeto “Sistema inovador de reporte de ocorrências semafóricas e participação cidadã na gestão do tráfego em Vila Velha”.

Os finalistas foram escolhidos após rigorosa avaliação técnica realizada pelas bancas especializadas, considerando critérios como inovação, impacto social, eficiência, escalabilidade e sustentabilidade das iniciativas. Os projetos selecionados avançaram para a próxima etapa do prêmio, que é a apresentação à Banca Julgadora, com início nesta segunda-feira (1º). Vila Velha fará sua participação na terça-feira (2), a partir das 14 horas.

O projeto de Vila Velha foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito em em junho de 2024. Através dele, os moradores podem relatar problemas em semáforos de maneira rápida e eficiente. A prefeitura instalou QRcodes no conjunto de semáforos inteligentes da cidade, permitindo que qualquer cidadão possa reportar falhas ou irregularidades de forma imediata. 

A cidade já conta com aproximadamente 650 pontos de leitura de QR Codes em mais de 150 cruzamentos semafóricos com abrangência em toda Vila Velha. No período de um ano, houve uma grande adesão da população ao sistema, que  ultrapassou o marco de 1600 interações únicas.

Para relatar o problema é muito simples. Ao identificar uma ocorrência como semáforo piscando, apagado, quebrado, entre outros problemas, a pessoa pode escanear o QRcode com o celular. Nesse momento, o morador será direcionado para o Attlas, o sistema de controle semafórico inteligente da Prefeitura de Vila Velha. Através da interface, a ocorrência de manutenção será registrada e as equipes trabalharão o mais rápido possível.

“ O Com os QRcodes, a comunicação entre a população e a prefeitura se tornou mais direta e eficiente. Também facilitou a comunicação e contribui para a redução dos transtornos no trânsito, uma vez que os reparos e ajustes necessários são feitos de forma mais ágil. O fato do nosso projeto ser finalista no prêmio desta impertância, mostra que estamos no caminho correto da administração pública”, afirmou o Secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogério Gomes, o Attlas ajudará a solucionar os problemas semafóricos com mais agilidade.

Apresentação

Nesta terça-feira (2), de forma on-line, o município vai participar da etapa de apresentação, momento em que terá a oportunidade de expor as iniciativa diretamente à Banca Julgadora, demonstrando os resultados, diferenciais e contribuições para o fortalecimento da gestão pública municipal no Brasil.  Vila Velha vai concorrer com Campo do Brito (Sergipe), Garopaba (Santa Catarina) e Sapucaia do Sul (Rio Grande do Sul).

A Fundação Francisco Dornelles é uma entidade privada, de duração indeterminada, sem fins lucrativos, com sede e foro em Brasília (DF). Ela foi instituída em 17 de setembro de 1975 e desde a sua fundação, a FFD busca promover o estudo e a reflexão crítica sobre a realidade brasileira e formar quadros para o exercício consciente da cidadania. 

 

Texto: Assessoria  Foto: Marco Antonio Antolini

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo